18 junho 2019

VII CONGRESSO DE SAÚDE

"Pessoas Saudáveis num Planeta Saudável"



É este o lema de mais um Congresso de Saúde organizado pela equipa do Projeto de Promoção e Educação  para a Saúde (PPES) da nossa escola, que teve lugar no passado dia 2 e 3 de abril, e que já vai no seu sétimo evento.
Como é habitual durante os dias em que se realiza o congresso são inúmeras as atividades que são dinamizadas, tais como: atividades no polivalente, dinamizadas por alunos, nomeadamente os alunos do 3TAS  colaborando com a distribuição de comida saudável (sopa, fruta), com a elaboração de um vídeo cujo tema era a linguagem gestual, rastreio de colesterol, Glicemia, Índice de Massa Gorda e Tensão Arterial, entre outras; atividades no exterior do polivalente  com jogos dinamizados pelas turmas do 9ºA e B e do 7ºA e B.
Foram várias as palestras que tiveram lugar no nosso auditório, ora com professores da escola (como por exemplo os de língua gestual, entre outros) ora com a psicóloga clínica do projeto Porta Aberta da escola, ora com alunos de diversas turmas que abordaram temas interessantes (como por exemplo o Daltonismo, a Violência no Namoro, Sexualidade,entre outros)ou com a associação de estudantes. Foram vários os convidados que trouxeram à comunidade escolar temáticas atuais no âmbito da saúde e do bem estar, indo ao encontro dos interesses dos alunos, procurando assim enriquecer o seu conhecimento geral e particular, e possivelmente despertar o seu interesse para algumas das áreas.









Parabéns ao PPES e a todos os que colaboraram!

11 junho 2019

Reportagem sobre a visita à AMARSUL


Triagem do lixo

A visita foi realizada no dia 23 de maio pelos alunos do 10ºA da ESCOLA SECUNDÁRIA de AMORA, no âmbito do projeto Cidadania e Desenvolvimento, com o objetivo de observar vários fatores relacionados com os resíduos/lixo.
Na chegada à AMARSUL foram fornecidos equipamentos para proteção dos alunos. De seguida, com a ajuda de uma guia, fomos conhecendo, paulatinamente, a empresa. Observamos, também, a triagem de resíduos, mais especificamente embalagens.
Na triagem pôde observar-se as várias etapas e processos dos resíduos. As embalagens estão divididas em vários sectores, de acordo com as suas caraterísticas. Ao chegarem à triagem são deslocados num tapete rolante onde se dá a sua separação. Os trabalhadores selecionam as embalagens para os sectores, garrafas de plástico, plásticos grandes, embalagens de maior dificuldade de compactação e plásticos com gordura. Estes são alguns dos exemplos de resíduos.
Após os sectores estarem completamente preenchidos/cheios, com ajuda de uma máquina de compressão, abre-se o portão do sector e o mesmo empurra o lixo para fora, sendo compactado em pilhas de embalagens.
O objetivo desta visita foi sensibilizar as pessoas, nomeadamente os alunos, para a importância da separação do lixo e desmistificar alguns mitos relacionados com o processo da separação dos resíduos. Contrariamente ao que as pessoas pensam, nem tudo é desagradável, há muito lixo que pode ser, e é, reciclado. Na margem sul, cada habitante produz, em média, 1,73Kg de resíduos POR DIA mas apenas 23% deste é separado e reciclado. No entanto, esta percentagem tem vindo a aumentar. É importante a preservação do nosso planeta, mantendo o seu equilíbrio de forma sustentável.



Estes resíduos à espera no exterior para serem triados são uma boa notícia: o recente aumento do volume de resíduos recolhidos nos ecopontos. Segundo a Amarsul isso significa que cada vez mais pessoas estão a aderir à separação do seu lixo nos ecopontos



10ºA

Ação de Limpeza na Baía do Seixal





No passado dia 15 de maio, os alunos do 10ºA efetuaram uma ação de limpeza, recolha de lixo, análise de água e listagem das espécies encontradas, ao longo de mil metros de areal na praia do Pinheirinho e da Barroca (atrás do campo de futebol do Amora Futebol Clube).
        O objetivo desta atividade foi monitorizar o estado do litoral, registar as observações e comunicar os dados, no âmbito do projeto Coastwatch.
            Os alunos encheram cerca de 12 sacos de lixo, correspondendo a mais de 300 litros de lixo retirado do areal. Os materiais encontrados incluíram sacos e embalagens de plástico, papel, redes de pesca e até vestuário. A análise à água feita no local mediu os níveis de nitratos e o pH (grau de acidez) não tendo sido detectada a presença de níveis anormais de nitratos (que poderiam indicar excesso de fertilizantes ou mesmo excreções animais) e registou um pH de nível 8, valor normal para águas salinas.
       Esta atividade contou com a colaboração dos professores Rui Laureano, coordenador do projecto de Cidadania e Desenvolvimento da turma, dedicado aos temas do Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, e Maria José Monteiro, coordenadora do projecto EcoEscolas.


Aspeto de um segmento do areal antes da limpeza 

O mesmo local depois da ação de limpeza

10ºA

09 junho 2019

Concurso Letra a Letra




Como vem sendo habitual, e no âmbito da Semana da Leitura, a nossa escola já tomou como tradição o concurso "Letra a Letra" que é dirigido a todos os alunos da nossa escola, independentemente do nível de ensino.

Fizemos uma pequena entrevista à professora de inglês, Albertina Morgado.

Repórter - Quem foi o responsável pelo concurso?
Prof. Albertina Morgado - O responsável foi o grupo de inglês.

Repórter- Acha que os alunos aderiram à ideia?
Prof. Albertina Morgado - Os que foram informados sim. Fico bastante satisfeita com a adesão.

Repórter- Por quem é que foram dinamizadas as perguntas do concurso?
Prof. Albertina Morgado - Pelo grupo de inglês há vários anos atrás e por professores livremente candidatos.

Repórter - Como foram seleccionadas as palavras?
Prof. Albertina Morgado - Foram escolhidas pela sua importância.   

O concurso abrange não só a língua inglesa mas também a língua francesa e a nossa língua materna, o português.

Para o próximo ano letivo lá estaremos outra vez!


Pedro Germano
8ºA