11 junho 2019

Reportagem sobre a visita à AMARSUL


Triagem do lixo

A visita foi realizada no dia 23 de maio pelos alunos do 10ºA da ESCOLA SECUNDÁRIA de AMORA, no âmbito do projeto Cidadania e Desenvolvimento, com o objetivo de observar vários fatores relacionados com os resíduos/lixo.
Na chegada à AMARSUL foram fornecidos equipamentos para proteção dos alunos. De seguida, com a ajuda de uma guia, fomos conhecendo, paulatinamente, a empresa. Observamos, também, a triagem de resíduos, mais especificamente embalagens.
Na triagem pôde observar-se as várias etapas e processos dos resíduos. As embalagens estão divididas em vários sectores, de acordo com as suas caraterísticas. Ao chegarem à triagem são deslocados num tapete rolante onde se dá a sua separação. Os trabalhadores selecionam as embalagens para os sectores, garrafas de plástico, plásticos grandes, embalagens de maior dificuldade de compactação e plásticos com gordura. Estes são alguns dos exemplos de resíduos.
Após os sectores estarem completamente preenchidos/cheios, com ajuda de uma máquina de compressão, abre-se o portão do sector e o mesmo empurra o lixo para fora, sendo compactado em pilhas de embalagens.
O objetivo desta visita foi sensibilizar as pessoas, nomeadamente os alunos, para a importância da separação do lixo e desmistificar alguns mitos relacionados com o processo da separação dos resíduos. Contrariamente ao que as pessoas pensam, nem tudo é desagradável, há muito lixo que pode ser, e é, reciclado. Na margem sul, cada habitante produz, em média, 1,73Kg de resíduos POR DIA mas apenas 23% deste é separado e reciclado. No entanto, esta percentagem tem vindo a aumentar. É importante a preservação do nosso planeta, mantendo o seu equilíbrio de forma sustentável.



Estes resíduos à espera no exterior para serem triados são uma boa notícia: o recente aumento do volume de resíduos recolhidos nos ecopontos. Segundo a Amarsul isso significa que cada vez mais pessoas estão a aderir à separação do seu lixo nos ecopontos



10ºA