11 junho 2019

Ação de Limpeza na Baía do Seixal





No passado dia 15 de maio, os alunos do 10ºA efetuaram uma ação de limpeza, recolha de lixo, análise de água e listagem das espécies encontradas, ao longo de mil metros de areal na praia do Pinheirinho e da Barroca (atrás do campo de futebol do Amora Futebol Clube).
        O objetivo desta atividade foi monitorizar o estado do litoral, registar as observações e comunicar os dados, no âmbito do projeto Coastwatch.
            Os alunos encheram cerca de 12 sacos de lixo, correspondendo a mais de 300 litros de lixo retirado do areal. Os materiais encontrados incluíram sacos e embalagens de plástico, papel, redes de pesca e até vestuário. A análise à água feita no local mediu os níveis de nitratos e o pH (grau de acidez) não tendo sido detectada a presença de níveis anormais de nitratos (que poderiam indicar excesso de fertilizantes ou mesmo excreções animais) e registou um pH de nível 8, valor normal para águas salinas.
       Esta atividade contou com a colaboração dos professores Rui Laureano, coordenador do projecto de Cidadania e Desenvolvimento da turma, dedicado aos temas do Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, e Maria José Monteiro, coordenadora do projecto EcoEscolas.


Aspeto de um segmento do areal antes da limpeza 

O mesmo local depois da ação de limpeza

10ºA