07 abril 2020

A importância da Arte no mundo e na educação


O que é a “ Arte ”? É uma pergunta que nos precisamos fazer se queremos perceber porque é que tem tanta relevância. Para mim, é um jogo, é brincar com cores, linhas, palavras, sons, movimentos … Às vezes transforma-se num fino entrançado de todos os acima. É alegria, é tristeza, saudade, melancolia, êxtase. É um misto, um verdadeiro batido de sentimentos, executado na perfeição mais superlativa. Na minha opinião, isso é arte. Se tem poder suficiente para invocar uma emoção, iniciar uma conversa, ou meramente fazer-nos soltar uma exclamação de surpresa e deleite ao presenciar o tamanho talento demonstrado na obra que estamos a admirar, é Arte. E é daqui que que vamos partir na nossa viagem.


A nossa primeira paragem, a importância da Arte no mundo. Se eu afirmar, como vou, que a arte é importante e mais do que isso, essencial, ergue-se uma importante questão. “ Essencial é o ar, a comida e a água, a Arte é apenas uma comodidade ” oiço o leitor. Será que a Arte possuirá mesmo tal distinção? Atrevo-me a dizer que sim. Recordemo-nos primeiro de que a Arte é mais do que esculturas e desenhos, (apesar de sim, esses terem igualmente uma enorme relevância histórica), é também composta em grande parte pela palavra escrita, por documentos históricos aos quais ninguém pode refutar a importância, e que nos permitiram decifrar os segredos de civilizações antigas. Depois, vamos pensar nas pinturas rupestres, executadas nas paredes e tetos de cavernas há tantos milhares de anos atrás. Realizadas por sociedades nómadas, que decerto teriam mais que fazer do que andar a pintar paredes, porém sentiam o que muitos de nós sentem, uma urgência imperativa de representar o que nos rodeia. Se a água, a comida e o ar permitem a existência, então a Arte confere-lhe significado.


A segunda e última paragem, a Arte na educação e a sua importância no desenvolvimento de competências básicas. Em 2015, na sua tese de mestrado em Educação Pré-escolar, Raquel Conceição afirma “ A educação artística sublinha a importância que a dimensão artística tem para a educação, pois envolve várias dimensões desde biológicas, afetivas, cognitivas, sociais e motoras da personalidade de uma forma harmoniosa. ” É urgente a mudança no currículo das escolas, é imperativo que comecem a ver a Arte como o que é, não uma comodidade, mas como uma forma de expressão e aprendizagem essencial. Muitas vezes E.V., E.T. e Música são encaradas como disciplinas menores, ou secundárias, quando devia acontecer o contrário. Como mencionado no excerto da sua tese, Raquel defende um ponto importante. A arte desenvolve todos os aspetos do aluno, ajuda-o a ter raciocínio crítico, (a ganhar uma nova perspetiva do mundo e do que o rodeia), a trabalhar melhor em grupo, controlar as emoções de forma saudável, estimular a criatividade, ser mais confiante, feliz, aumentar a autoestima e até mesmo gosto pela escola. Infelizmente, até que o ministério da educação entenda isto, poucas mudanças serão feitas. No entanto, cabe também aos professores e à escola promoverem a arte e a educação artística, para que todos possam ter a oportunidade de crescer com a experiência que os diferentes âmbitos artísticos proporcionam. As aulas artísticas não devem ser encaradas como uma extensão do recreio, mas como uma chance de aprender e crescer, e para muitos inclusive encontrarem-se a si próprios de uma maneira que não sabiam possível.


Em suma, a Arte é essencial, no mundo, e, por adjacência, na educação. É essencial à preservação da história, e ajuda os alunos a desenvolver competência extremamente importantes, como a criatividade e o pensamento crítico. Se o mundo nos proporciona todos os nutrientes necessários à vida, a Arte é a especiaria com que o temperamos, dá-lhe cor, cheiro, som, sabor. Significado.  


Imagens 12ºF: 
Árvore- Marisa Marques,  Queven Pereira e Sebastião Gonzaga
Desenho desfragmentacao - Mariana Santos

Texto 10ºD2
Lara Evangelista