12 fevereiro 2019

Igualdade de Género

Imagem retirada de www. dge.mec.pt
No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma H do 10º ano estiveram a trabalhar a temática da "Igualdade de Género". Seguem-se considerações de alguns alunos sobre a mesma:



Com este trabalho sobre a mudança de género, aprendi que algumas pessoas não se sentem confortáveis com o seu género e, por isso, decidem mudar.

Gabriela Dias





No âmbito do trabalho realizado para Cidadania e Desenvolvimento sobre a igualdade de género, aprendi e aprofundei os meus conhecimentos relativos a este assunto, pois pensava que a desigualdade de género não era tão grave e complexa como realmente é. A desigualdade de género não era suposto estar tão presente nos dias de hoje, pois existem leis que protegem esses mesmos direitos. Com esta experiência consegui compreender melhor a realidade da desigualdade de género, sobre a sua importância (no presente e no futuro) e tornei-me mais capaz de falar sobre o assunto.
O trabalho, que foi realizado em grupo, e em forma de entrevista, foi muito interessante, o que permitiu compreender os pontos de vista de muitas pessoas.

Sofia Mascate





Quando este tema foi selecionado, achei um tema interessante e, apesar de ser bastante falado, não tinha tanto conhecimento do mesmo como agora. Mesmo que eu já tivesse muitos conhecimentos sobre este assunto, sem dúvida, que a realização do trabalho ajudou para os aprofundar muito mais.
O trabalho sobre esta temática ajudou-me a perceber que mesmo que a desigualdade tenha diminuído, ao longo dos anos, ainda existe bastante. Fez-me, ainda, ter mais conhecimentos sobre as diversas ocasiões em que uma pessoa pode sofrer de desigualdade de género.

Daniela Santos





As minhas expetativas iniciais para este trabalho foram as de que não iria dar muito trabalho, que as respostas iriam ser muito semelhantes e que não iria haver muitas pessoas machistas. Mas, para meu espanto, o trabalho levou muito tempo, pois editar as entrevistas todas, cortá-las, pergunta a pergunta, escolher as melhores, tentar fazer o vídeo parecer interativo e, ao mesmo tempo, engraçado, foi muito difícil, além de outras coisas, como a perfeição e a apresentação, etc.

Cláudia Vieira





Pessoalmente, já tinha algumas informações sobre o tema, (mudança de género) através da consulta de fontes literárias, vídeos informativos e até através de experiências familiares, mas mesmo assim aprendi ainda mais coisas que nunca saberia, ou teria a preocupação de procurar se não fosse a realização deste trabalho.

Rodrigo Teixeira