11 fevereiro 2019

Uma ESA Saudável...


Pedro Germano, 8ºA

    
No âmbito do Projeto Educação para a Saúde (PES), teve lugar uma atividade subordinada ao tema “Alimentação Saudável”. A atividade foi gerida pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Auxiliar de Saúde, destinando-se, sobretudo, aos alunos do 7º ano.

A atividade dinamizou-se em três espaços aflorando assuntos importantes relacionados com a temática:





Pedro Germano, 8ºA


- Num dos espaços falou-se sobre a rotulagem incluída nas embalagens. Esta atividade consistiu na verificação de vários rótulos e na quantidade de açúcar existente nos mesmos. Segundo relatos dos alunos que participaram, este tipo de atividades deveria repetir-se com mais frequência nas escolas pois é fundamental para os alunos ganharem consciência do que comem e do que deviam evitar.


Pedro Germano, 8ºA

- A outra atividade integrada foi a degustação de sopas que teve lugar na polivalente para toda a comunidade educativa. Esta degustação, ao contrário do que se pensa, foi uma degustação muito diferente, pois as sopas não eram como as habitualmente comemos. Estas sopas eram mais “coloridas”, tendo em conta a diversidade dos ingredientes. Para além das sopas foi possível degustar uma “rica” salada de frutas bem variadas. O objetivo era sensibilizar para os benefícios dos vegetais e da fruta na alimentação. Foi notória a preocupação com a preservação do meio ambiente na utilização de recipientes, substituindo o plástico pelo vidro.


Pedro Germano, 8ºA

- Outra das atividades estava relacionada com a saúde mental. Não é do conhecimento de todos a forma como nos alimentamos tem uma grande influência na nossa saúde mental. Para se conhecer melhor os hábitos alimentares dos alunos, estes preencheram uma ficha sobre as suas refeições, fazendo-os entender como na verdade existem melhores formas de se alimentarem e como a alimentação pode influenciar a nossa saúde mental, e, consequentemente, a nossa vida.

Algo que se concluiu com a opinião dos alunos e com os colaboradores da atividade, é que esta temática deveria de ser abordada por todas as pessoas podendo assim ajudar todos a ter uma alimentação e uma saúde mental mais saudável.


Carolina Pestana, 10ºD
Maria Corte Real, 10ºD
Pedro Germano. 8ºA
Sara Pinela, 10ºD